Prefeitura celebra semana da Amamentação

Publicado em: 12/08/2013 15:04 - Categoria: Administração
Prefeitura celebra semana da Amamentação

A Organização Mundial de Saúde – OMS, voltada à preocupação com a mortalidade infantil e com o objetivo de promover a amamentação, criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança.

A Semana da Amamentação foi realizada em 120 países com o tema: “Apoio às mães que amamentam – Próximo, contínuo e Oportuno”, promovendo as metas da “Declaração de Innocenti”. No Brasil, a Semana é coordenada pelo Ministério da Saúde desde 1999 e tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe, ONGs, entre outras entidades.

Em Maracaí, A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi celebrada com as gestantes e puérperas nos dias 06 e 07 de agosto, na Casa Kolping com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Além da equipe multidisciplinar do Centro de Saúde, UBS Cohab, UBS Laranjeiras e Santa Cruz da Boa Vista, o evento contou com a participação de Laura Rita Ferreira, nutricionista do Banco de Leite do Hospital Regional de Assis que ministrou a palestra: “Lidando com a amamentação no pré natal e parto”. Também participaram a enfermeira do Hospital de Maracaí Maria Cristina dos Santos com a palestra “Queixas freqüentes durante a gestação”, e a equipe do Projeto Pérola de Assis, coordenado por Isabel Silva, que objetivou recuperar valores e auto estima das mulheres que neste caso, amamentam, mostrando a transformação das mães.

O evento contou com a participação do prefeito Eduardo Correa Sotana (Tatu) , da Presidente do Fundo Social de Solidariedade Giseli Gasparino Sotana e da Secretaria Municipal de Saúde Andrea Cristina Rodrigues.

Por: Cláudia Mônica Rigoto e Cleonice Pereira David Bueno de Oliviera, coordenadoras do evento