FESTA DO MENINO DA TÁBUA EM MARACAI RECEBE MILHARES DE VISITANTES

Publicado em: 28/08/2017 14:28 - Categoria: Administração
FESTA DO MENINO DA TÁBUA EM MARACAI RECEBE MILHARES DE VISITANTES

Assim como nos últimos quarenta anos em Maracai, o último fim de semana de agosto está sendo agitado no município do oeste paulista. A cidade, que tem cerca de quatorze mil habitantes, de acordo com o último censo, recebe quase o triplo deste volume de pessoas em uma das maiores festas religiosas do estado, a Festa do Menino da Tábua.

No sábado, os ônibus das excursões começaram a enfileirar-se, e as tradicionais companhias de Folia de Reis e os romeiros, a visitar a Capela do Menino da Tábua, em que Antonio Marcelino está sepultado. Alguns acendem velas e fazem orações, e outros visitam os locais onde algum familiar ou conhecido foi sepultado, agradecem ou pedem algo ao Menino da Tábua.

Violeiros, estátuas vivas, e um passeio de helicóptero sobrevoando a Festa e a cidade são algumas das possibilidades de entretenimento para jovens e adultos. As barracas começam a vender logo que são montadas, juntando-se ao comércio local na recepção dos turistas. Entre os vendedores está a maior diversidade cultural. Piauienses, mineiros, paranaenses, peruanos, equatorianos, senegaleses, haitianos, múltiplos sotaques que se misturam na tentativa de chamar atenção dos romeiros e dos maracaienses que frequentam o evento.

O domingo costuma ser muito mais movimentado. Desde a madrugada começam a chegar excursões de diversas partes do país, e em algumas horas toda área ao redor do Cemitério Municipal recebe uma multidão que prestigia este tradicional evento de Maracaí.

Às seis da manhã será realizada a primeira missa na cidade, na Igreja Matriz. Às 8h, o bispo da Diocese de Assis Argemiro Azevedo celebra a segunda, na mesma igreja. Outras celebrações ocorrerão às 10h, na Igreja Matriz, e às 13h30 na Capela São José, que fica próxima ao Cemitério Municipal.

A Prefeitura Municipal de Maracaí oferece suporte aos visitantes para que a estadia no município seja a mais confortável possível. Equipes da comissão organizadora da Festa do Menino da Tábua, Secretaria de Promoção e Assistência Social e SASSOM prontos para auxiliar e tirar dúvidas, atendimento médico no local, equipe de segurança, infraestrutura, apoio da Polícia Militar e da concessionária da rodovia Raposo Tavares, CART.