FORTE CHUVA ATINGE MARACAÍ E CAUSA ALAGAMENTO

Publicado em: 07/01/2019 15:38 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Maracaí | Autor: Departamento de Comunicação

No último sábado uma forte chuva atingiu Maracaí e região, causando um alagamento que atingiu cerca de 35 casas próximas ao rio. Usinas e empresas ofereceram maquinário, a Prefeitura cedeu caminhões para ajudar os moradores a carregarem móveis, a secretaria de Promoção e Assistência Social distribuiu 260 marmitas, e hoje volta às casas com produtos de limpeza e cestas básicas. A secretaria de Obras também está trabalhando nas vias danificadas pela chuva e várias pessoas da comunidade também se solidarizaram e ajudaram as famílias afetadas.

O problema de enchentes é recorrente em Maracaí. Quem mora há algum tempo aqui já sabe que todo início de ano chove muito, aumentando o risco de alagamento. Para antecipar-se a este problema, foi feita em parceria entre as secretarias de Planejamento, Agricultura e Meio Ambiente, e Obras e Serviços, uma obra de estancamento de erosão próximo à ponte da estrada que liga Maracaí a Paraguaçu Paulista, que poderia piorar no período de chuvas, e um canal para melhorar o fluxo de água do Rio Cervo ao Rio Capivara.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Saulo Amstalden, estas medidas diminuíram o impacto da enchente. “A enchente teria causado um período maior de alagamento, e possivelmente seria maior do que a que ocorreu, já que com a melhora do escoamento do fluxo de água, conseguimos diminuir o dano. Mesmo assim houve casas atingidas, porque o volume de água foi muito grande”, explica.

Sirlene Silva Souza mora com cinco pessoas em uma casa próxima ao rio, inclusive Rafaele Priscila de Souza, que está fazendo um tratamento contra um câncer, e foi uma das moradoras que teve sua casa atingida. “Conseguimos salvar a cama da Rafaele, mas não deu tempo de tirar todos os móveis”, relata.

É possível receber alertas sobre chuvas intensas e risco por meio da Defesa Civil, enviando uma mensagem SMS para o numero 40199 com o CEP da cidade, 19840-000, no caso de Maracaí.