DIA D DO PROGRAMA 5S MOVIMENTA COLABORADORES DA PREFEITURA MUNICIPAL NA ORGANIZAÇÃO DOS SETORES

Publicado em: 30/08/2019 10:13 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Maracaí

As secretarias e departamentos do poder público municipal tiveram durante esta semana o DIA D, em que foram aplicados os três primeiros "S" do PROGRAMA 5s. Vários materiais foram descartados e outros reorganizados, etiquetados e limpos pelos 600 colaboradores da Prefeitura, nos dias 28, 29 e 30 de agosto. Todos abraçaram a ideia e participaram do DIA D em seus respectivos setores.

O primeiro "S" é o SENSO DE UTILIZAÇÃO, em que foi observado o que é mais utilizado e rearranjado de forma a tornar mais prático seu uso, e o que não era mais utilizado foi descartado. O segundo "S" é o SENSO DE ORGANIZAÇÃO, em que os armários, pastas, gavetas foram etiquetados e organizados, e o terceiro "S", o SENSO DE LIMPEZA, em que tudo nos setores foi limpo.

O 5s é um programa que não acontece só no dia D, é um sistema contínuo que evita o desperdício, padroniza as atividades, aproveita melhor o tempo e os recursos humanos para, assim, oferecer serviços de mais qualidade à população. Os outros dois "S" são o SENSO DE SAÚDE E SENSO DE AUTODISCIPLINA, que ajudam a manter constantes os benefícios trazidos pelo PROGRAMA 5s.

O Sistema 5S é uma metodologia criada no Japão que visa padronizar atividades, simplificar procedimentos, otimizar recursos e tempo. Originalmente, cada “S” corresponde a uma palavra japonesa que começa com a letra "S" e indica uma meta a ser atingida. O resultado é o melhor desempenho profissional e de serviços, com reflexo direto na satisfação de usuários e na produção.