PALESTRA TRAZ INFORMAÇÕES SOBRE FEBRE MACULOSA

Publicado em: 17/01/2020 10:13 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Maracaí

Foi realizada ontem, 16 de janeiro, a palestra INTRODUÇÃO E CONTROLE À FEBRE MACULOSA, com o Dr. Rodrigo Garcia Motta, que tratará de medidas de controle e prevenção da Febre Maculosa, parceria da Prefeitura Municipal de Maracaí e Câmara Municipal, com apoio da NOXON Saúde Animal.

A palestra foi na Câmara Municipal e abordou diversos aspectos sobre a Febre Maculosa. De acordo com o Dr. Rodrigo, o tratamento é simples, mas é importante que comece o quanto antes. "O mesmo medicamento utilizado em 1920 é o que utilizamos hoje, mas o tratamento tem que começar em até três dias", explica ele.

O atraso no diagnóstico e, consequentemente, no início do tratamento pode provocar complicações graves, como o comprometimento do sistema nervoso central, dos rins e pulmões, das lesões vasculares e levar ao óbito. Para o diagnóstico correto é necessário que o paciente, ao perceber os sintomas, avise a unidade de saúde que esteve em áreas onde o carrapato-estrela está presente.

O prefeito Eduardo Correa Sotana e o presidente da Câmara Municipal Luiz Fernando de Oliveira (Vermelho) estiveram presentes na palestra.

SINTOMAS DA FEBRE MACULOSA

Febre acima de 39ºC e calafrios, de início súbito.

Dor de cabeça intensa.

Náuseas e vômitos.

Diarreia e dor abdominal.

Dor muscular constante.

Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés.

Gangrena nos dedos e orelhas.

Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.

Além disso, com a evolução da Febre Maculosa é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.