JANEIRO ROXO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A HANSENÍASE

 

Publicado em: 17/01/2020 16:37 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Maracaí

Whatsapp

 

A Hanseníase é uma doença transmissível que ocorre principalmente na pele e nervos periféricos, podendo atingir rosto, braços, mãos, pés e pernas. Os sintomas demoram de dois a sete anos para aparecer.

A doença é transmitida pelas vias respiratórias (tosses, espirros) por uma pessoa doente e sem tratamento. O toque em uma pessoa doente não transmite a hanseníase, apenas a saliva. Os principais sintomas são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade no local. Caroços e inchaços no corpo e áreas com diminuição de pelos e suor podem também ser sintomas da hanseníase. A doença pode causar deformidades, mas quando diagnosticada e tratada precocemente, isso pode ser evitado.

As pessoas com hanseníase podem levar uma vida normal no trabalho, família e na sociedade. O tratamento é realizado por via oral com a poliquimioterapia (PQT). Os medicamentos são fornecidos gratuitamente nas Unidades de Saúde Públicas.

Durante o mês de janeiro o núcleo da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Maracaí realizará a campanha anual Janeiro Roxo contra a Hanseníase, com o objetivo de orientar e prevenir possíveis casos da doença.