CASOS DE DENGUE AUMENTAM EM TODO O PAÍS – FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS

 

Publicado em: 27/02/2020 14:28 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Maracaí

Whatsapp

 

Os casos de Dengue dispararam em todo o Brasil no início de 2020 e quando comparados ao primeiro bimestre de 2019 podem chegar a um aumento de 71% no país. No último Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, até a quarta semana deste ano (25 de janeiro), foram contabilizados 57.485 casos prováveis da doença em todo o país, mas a estimativa é que este número já chegue próximo dos 100 mil, somando os dados das secretarias de saúde dos municípios e estados.

A dengue é transmitida apenas pela fêmea do mosquito Aedes aegypti (assim como a zika e chikungunya). A fêmea precisa do sangue humano para amadurecer seus ovos; e para reprodução, deposita seus ovos em ambiente aquático (para eclodir e se desenvolver aos estágios de larva, pupa e, finalmente, mosquito). Quanto maior a longevidade desse grupo de mosquitos, maior a chance de termos elementos infectivos. As altas temperaturas e grande incidência de chuvas do verão ajudam na proliferação do Aedes.

As pessoas devem estar atentas aos sintomas da dengue - febre, náuseas, vômitos, vermelhidão ou manchas pelo corpo, dores na cabeça, atrás dos olhos ou no corpo. Se sentir isso, procure o serviço médico, e siga as orientações, beba bastante líquidos, repouse, e não tome remédios sem prescrição médica.