COMARCA DE MARACAÍ LANÇA PROGRAMA DE APADRINHAMENTO PARA CRIANÇAS EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

Publicado em: 29/03/2017 15:31 - Categoria: Administração
COMARCA DE MARACAÍ LANÇA PROGRAMA DE APADRINHAMENTO PARA CRIANÇAS EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

O Programa de Apadrinhamento da Comarca de Maracaí é uma ação envolvendo órgãos governamentais e a sociedade civil para estabelecer as diretrizes para que pessoas possam assumir responsabilidades como padrinhos ou madrinhas de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente em momentos de convivência em família ou com assistência financeira. Os interessados devem entrar em contato com o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município (Maracaí, Cruzália ou Pedrinhas Paulista).

Por meio do Programa, é possível estabelecer uma relação de Apadrinhamento Afetivo, onde o padrinho ou madrinha faz visitas regulares ao jovem acolhido, busca sistematicamente nos fins de semana, feriados ou férias escolares, dando suporte afetivo e convivência familiar saudável ao mesmo.

Outra modalidade é o Apadrinhamento Colaborador, em que o padrinho ou madrinha, pessoa física ou jurídica, atende a necessidades institucionais das crianças ou adolescentes, conforme sua profissão, ofício ou talento, sendo um fornecedor de serviços, contribuindo com a cultura, lazer, educação, saúde ou formação profissional dos apadrinhados.

No Apadrinhamento Provedor, o padrinho ou madrinha oferecem suporte material ou financeiro à criança ou adolescente, seja na realização de obras nas instituições de acolhimento, doação de móveis, aparelhos, equipamentos, utensílios, materiais escolares, calçados, brinquedos, ou patrocinando cursos especializantes, reforço escolar, prática de esportes, ou mesmo por meio de uma contribuição mensal em dinheiro à instituição ou no nome do acolhido.