8 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 

Publicado em: 08/03/2019 13:23 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Maracaí | Autor: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

As origens do Dia Internacional da Mulher datam de uma série de protestos de operárias por melhores condições de trabalho. EM 1909, uma passeata com 15 mil mulheres em Nova York foi um dos pontapés para a data. Elas cumpriam jornadas de que poderiam chegar a 16 horas de trabalho, seis dias na semana.

Em 1917, houve um marco ainda mais forte daquele que viria a ser o 8 de Março. Naquele dia, um grupo de operárias saiu às ruas para se manifestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, movimento que seria o pontapé inicial da Revolução Russa. Após a revolução bolchevique, a data foi oficializada entre os soviéticos como celebração da "mulher heróica e trabalhadora".

O chamado Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, só foi oficializado em 1975, ano que a ONU intitulou de Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais, e desde então anualmente esta é uma data de reivindicações pelos direitos das mulheres e de lembrar de todas que lutaram no passado. Hoje as reivindicações são principalmente contra a violência contra a mulher, feminicídio, assédio e machismo.