MARACAÍ SE PREPARA PARA RECEBER DEZENAS DE MILHARES DE VISITANTES NA FESTA DO MENINO DA TÁBUA

Publicado em: 07/08/2019 09:33 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Maracaí

No fim de agosto do ano passado cerca de 40 mil turistas vieram a Maracaí, no interior paulista, prestar homenagens ao milagreiro popular Antônio Marcelino, cujo túmulo está no cemitério da cidade, e participar de uma das maiores festas religiosas do país, e no último fim de semana de agosto deste ano Maracaí deve novamente recepcionar dezenas de milhares de pessoas na 42ª edição da festa.

Vítima de uma doença que o impedia de andar e restringia seu crescimento, Antonio Marcelino, conhecido como o Menino da Tábua, passou a maior parte da sua vida deitado sobre uma tábua de lavar roupa. É uma personalidade religiosa de devoção popular que nasceu em Cândido Mota em 1900, morreu em 1945, e está enterrado na cidade de Maracaí – SP, junto com sua tábua.

Há relatos de que se alimentava apenas de leite e água, não gostava de usar roupas e não deixava que forrassem sua tábua. Também se diz que nunca saía de casa e jamais viu a luz do sol. Ainda em vida acredita-se que o Menino da Tábua realizou vários milagres, como a cura de pessoas enfermas, e graças alcançadas por sua misteriosa intercessão.

Logo depois da morte de Marcelino, seu túmulo se tornou o destino de romeiros vindos de todo Brasil que pediam sua ajuda. Uma capela foi construída com a "sala de milagres", onde ficam expostas fotos, objetos e presentes que a ele são dedicados como forma de agradecimento. Durante todos os dias do ano centenas de visitantes prestam suas homenagens no Cemitério Municipal de Maracaí, onde é localizada a Capela e, no último domingo do mês de agosto de cada ano, se comemora a data de aniversário de morte do “santo popular”. Nesta data em especial, dezenas de milhares de romeiros e turistas se dirigem ao município de Maracaí para prestar homenagens a Antonio Marcelino, o Menino da Tábua, em uma das maiores festas turístico-religiosas do Brasil.

Grande parte da popularidade alcançada pelo milagreiro deve-se às canções gravadas pela dupla sertaneja Pardinho & Pardal. Em 1978 eles gravaram a música "O Menino de Tábua", a primeira de uma trilogia que ainda teria outras duas canções: "Os Milagres do Menino da Tábua" e "A Capela do Menino da Tábua".

Para os romeiros católicos que gostam de aproveitar a visita para acompanhar as missas nas igrejas e capela da cidade, a Igreja Católica divulgou a programação para os dias 24 e 25 de agosto, dias em que será comemorada a Festa do Menino da Tábua:

•Sabado 24/08 - Capela São José - 19h00
•Domingo 25/08 - Matriz (Nossa Senhora do Patrocínio) - 06h00/ 08h30 / 10h30