NO PERÍODO DAS CHUVAS REDOBRE OS CUIDADOS COM A DENGUE

 

Publicado em: 14/01/2020 09:11 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Maracaí

Whatsapp

 

Uma casca de ovo ou até mesmo uma tampinha de garrafa acumula água suficiente para que o mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, Aedes Aegypti, deposite seus ovos. Durante o período chuvoso é necessário ter um cuidado ainda maior para verificar se no seu quintal não há nada que acumula água.

Um recipiente com acúmulo de água pode virar um criadouro e desenvolver um foco de contaminação em poucos dias. Quando o mosquito já depositou ovos e se desenvolveu com as larvas, é sinal que existem mosquitos voando e há possibilidade de infecção de pessoas com a Dengue, Chikungunya, Zika vírus e Febre Amarela. É preciso evitar a formação de criadouros de qualquer jeito!

SINTOMAS

Os principais sintomas da dengue são febre alta maior que 38.5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo. No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.