PROTEJA-SE, USE FILTRO SOLAR!

Publicado em: 14/01/2020 11:41 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Maracaí

O protetor solar ou bloqueador solar, é um produto que tem a finalidade de proteger a pele dos raios ultravioleta proveniente do sol. A radiação ultravioleta pode causar queimaduras simples até danos em longo prazo, provocando o câncer de pele. Usar protetor solar é importante, mas também é preciso saber usar de maneira correta e na medida adequada.

Depois de uma longa exposição á luz solar, a parte mais externa da pele torna-se mais grossa e avermelhada. Isso acontece devido ao aumento da produção de melanina. O melhor horário para ativar a vitamina D é justamente nos horários que o sol é mais forte: entre 10 da manhã e 3 da tarde é neste momento que o protetor solar se faz necessário.

Dicas para Proteção Solar

• Use um filtro solar de FPS de no mínimo 15.

• A maioria dos produtos protege apenas contra os raios UVB, que fazem a pele ficar vermelha. Algumas marcas oferecem também proteção contra os raios UVA, que penetram nas camadas mais internas da pele.

• Mesmo com protetor, use chapéu com aba para cobrir as orelhas e óculos escuros quando houver sol intenso.
Hidrate a pele após ter tomado sol, evitando seu ressecamento.

• Permaneça na sombra sempre que possível.
Evite a exposição exagerada ao sol das 10:00 as 16:00

• Na praia, reaplique o produto a cada 2 horas. No dia-a-dia, passe de manhã e reaplique ao meio-dia.

• Não esqueça de proteger as orelhas, lábios, pescoço, dorso das mãos e dos pés, além de onde o cabelo estiver rarefeito.